O ministro Aldo Rebelo foi o orador da solenidade. (Foto: Marcelo Sant’Anna / Imprensa MG)
O deputado Cristiano Silveira foi agraciado com a Medalha Santos Dumont, na manhã desta quinta-feira (29). A cerimônia de entrega foi realizada na Fazenda Cabangu, no município de Santos Dumont, na Zona da Mata. A edição deste ano foi a de número 60 e teve 130 homenageados. A honraria é concedida a personalidades que tiveram atuação de destaque em favor da sociedade, em Minas e no Brasil, e também a representantes dos poderes Legislativo, Executivo e Judiciário.
“É uma grande honra para mim receber essa medalha. É um reconhecimento pelo trabalho que temos feito pelo desenvolvimento do nosso estado. Isso nos motiva a continuar nos empenhando cada dia mais em busca de melhorias para o povo mineiro. Essa comenda se torna ainda mais importante por ser entregue aqui na cidade de Santos Dumont, a qual tenho um carinho especial. É uma cidade onde tenho muitos amigos e companheiros que me ajudam nessa caminhada”, disse o parlamentar.
Nesta edição, 130 personalidades foram agraciadas. (Foto: Jean Piter)
Desenvolvimento e participação popular
O governador de Minas, Fernando Pimentel, presidiu a cerimônia. Em seu discurso, ele falou sobre as ações de participação popular promovidas pelo Estado na construção de políticas públicas. Ele destacou o envio, nesta semana, para a Assembleia Legislativa de Minas Gerais, do Plano Plurianual de Ação Governamental (PPAG), com demandas colhidas nos Fóruns Regionais. Pimentel também destacou o projeto que prevê alterações na legislação ambiental mineira, que está sendo analisado pelos deputados estaduais.
“Agora, convocamos os mineiros na direção de um novo diálogo. Estamos iniciando a revisão da nossa legislação ambiental. É fundamental resolvermos esse ponto para que Minas Gerais possa atrair novos investimentos, desenvolver-se, sempre preservando nosso riquíssimo meio ambiente. Aqui também há de se ter ousadia, como teve Santos Dumont”, defendeu.
Pimentel presidiu a cerimônia e falou sobre participação popular. (Foto: Manoel Marques / Imprensa MG)
Para Pimentel, “o meio ambiente não pode ser refém da economia e a economia não pode ser refém do meio ambiente. É imperioso que façamos essa reforma num momento em que a economia passa por mudanças e ajustes. Minas não quer perder o trem do progresso”.
Investimento e tecnologia
O orador oficial do evento foi o ministro da Defesa, Aldo Rebelo, agraciado com o Grande Colar. Ele destacou a posição do Brasil na produção mundial de tecnologia no setor aeronáutico.“Santos Dumont elevou-se, no início do século passado, na cidade de Paris (França), não apenas como um grande inventor. Elevou-se como personalidade da ambição, da ousadia, da persistência, da disciplina e da coragem humana. Ao promover, pela primeira vez, o voo tripulado de um equipamento mais pesado que o ar, Santos Dumont promoveu uma revolução científica, tecnológica e uma grande transformação no comportamento e na vida da humanidade”, afirmou Rebelo.
Rebelo elogio a indústria aeronáutica brasileira. (Foto: Manoel Marques / Imprensa MG)
Honraria
A Medalha Santos Dumont foi criada em 1956 para comemorar os 50 anos do primeiro voo do brasileiro Alberto Santos Dumont, em uma aeronave mais pesada que o ar, o 14-Bis, em outubro de 1906, em Paris (França). É concedida em quatro graus: Grande Colar, Ouro, Prata e Bronze.
Veja mais fotos da cerimônia: http://goo.gl/UyqkxP
Com informações da Agência Minas