Hoje é 22 setembro 2021

VITÓRIA! ANS acaba com limitação de terapias para autistas

A Agência Nacional de Saúde Suplementar (ANS) acabou com a limitação de atendimentos de fonoaudiólogos, psicólogos e terapeutas ocupacionais para pacientes do espectro autista. A medida anunciada nessa quinta-feira (08/07/2021) vale para a cobertura de todos os planos de saúde, garantindo o direito ao número ilimitado de atendimentos.

A regra geral, prevê a obrigatoriedade de cobertura de até 90 sessões por ano com fonoaudiólogo, 40 com psicólogo e o mesmo para terapia ocupacional, limites que, em determinados casos, não são suficientes para garantir o tratamento contínuo e regular a autistas. “O autismo não é uma condição transitória e as terapias e o suporte necessários para o desenvolvimento de crianças e adultos autistas não pode ser definido pela burocracia”, explica o deputado estadual Cristiano Silveira, autor do Projeto de Lei que busca garantir o atendimento integrado aos autistas pelo SUS.

A mudança também garante o tratamento igualitário pelos planos de Saúde, ampliando o acesso ao direito. “Para ter acesso aos atendimentos que ultrapassavam os limites impostos pelos planos de saúde, muitas famílias tinham que recorrer à Justiça. Agora esse direito passa ser acessado por todos”, aponta Cristiano Silveira.

WhatsApp Image 2021-07-09 at 09.54.41
 

Posts Relacionados