Hoje é 9 dezembro 2022

Pelo tombamento e preservação da Serra do Curral

A Serra do Curral emoldura Belo Horizonte. Infelizmente, esse patrimônio natural que cerca a capital mineira pode ser destruído pelo avanço da mineração na região.

O Conselho Estadual de Política Ambiental (COPAM) pode aprovar um grande projeto de mineração no local (veja AQUI  a pauta da próxima reunião do Conselho). O empreendimento vai destruir o que resta da Serra e afetar a saúde e a qualidade de vida da população. É um projeto considerado de alto impacto ambiental – nível 6 em uma escala que vai até 7.

Uma das iniciativas para garantir a preservação da Serra do Curral é o seu tombamento. O deputado estadual Cristiano Silveira foi relator da PEC 67/2021 para o tombamento estadual. A PEC foi aprovada na  Comissão de Constituição e Justiça, no entanto, o projeto não avançou na Assembleia de Minas. O processo de tombamento também está nas mãos do CONEP – Conselho Estadual de Política Ambiental. Está pronto para análise desde 2021, mas também não avança.

Conselheiros, ambientalistas  e entidades têm denunciado que o governo Zema age para impedir o tombamento e acelerar a liberação do novo empreendimento de mineração.

Nesta terça-feira (26/04/2022), o deputado Cristiano Silveira apresentou um requerimento para que o COPAM não aprove a liberação da mineração na Serra do Curral, enquanto o CONEP 
não decidir sobre o tombamento da área.
Veja a fala do deputado Cristiano Silveira no plenário da Assembleia Legislativa de Minas Gerais:


Leia também: Tombamento Estadual da Serra do Curral: PEC é aprovada na Comissão de Constituição e Justiça da ALMG
 

Posts Relacionados