Hoje é 24 outubro 2021

Projeto propõe prazo máximo de 90 dias para publicação de aposentadoria de servidor

O servidor que apresentar condições para aposentadoria e for afastado deverá ter sua aposentadoria publicada em até 90 dias. É o que propõe o Projeto de Lei 2.960/2021, do deputado estadual Cristiano Silveira. A medida protege os trabalhadores que aguardam por anos a aposentadoria sem usufruir dos benefícios a que têm direito.

Segundo o deputado, o projeto é necessário já que muitos servidores, mesmo após cumprir os requisitos para a aposentadoria, são afastados sem que ela seja publicada. “Há casos de servidores que mesmo após anos nessa condição são obrigados a retornar para o serviço público”, aponta Cristiano. “Essa situação gera grande incerteza para os trabalhadores, que dependem de um ato administrativo para chancelar seu status legal perante o Estado”, explica o parlamentar.

Sem a oficialização da aposentadoria os servidores também ficam sem ter acesso a direitos como o recebimento das férias-prêmio convertidas em espécie. “Quando o Estado passa a demorar excessivamente na publicação da aposentadoria, ele mantém o servidor em situação vulnerável, sem conseguir planejar sua vida financeira e profissional. Ainda mais grave, impede que ele usufrua de seus direitos garantidos”, aponta a justificativa do Projeto.

Leia também:

 

Posts Relacionados

1 Comentário

  1. Lourdes Cristina da Dilv
    2 de agosto de 2021 at 23:25 Responder

    Gostaria que pressionasse o governador pra que saia este cronograma das férias prêmio. Ele vai fazer hora com nossa cara se não cobrar.