Hoje é 8 dezembro 2023

DENÚNCIA: Deputado Cristiano Silveira pede que TCE investigue contratação de empresa pelo Metrô BH

O deputado estadual Cristiano Silveira (PT/MG) enviou nessa quinta-feira, 19/10, um ofício ao presidente do Tribunal de Contas do Estado de Minas Gerais solicitando investigação sobre a contratação da empresa Alstom, pela concessionária Metrô BH.

A empresa é investigada por práticas anticoncorrenciais e de corrupção, como o pagamento de propina, superfaturamento e formação de cartel em contratos com empresas de metrô de São Paulo e do Rio Grande do Sul. Em investigação conduzida pelo Conselho Administrativo de Defesa Econômica (Cade), concluiu-se que a Alstom teria prejudicado pelo menos 26 licitações por condutas anticoncorrenciais, como improbidade administrativa e formação de cartel. Além disso, a empresa foi investigada em outros 11 países por denúncias de pagamentos de propinas, como informa reportagem publicada em 2008 pelo jornal norte-americano “The Wall Street Journal”.

“Ainda que o contrato não seja por um ente público, o Poder Público concedente, no caso o governo de Minas Gerais, tem o dever de fiscalizar. É o que aponta que os artigos 3º, 29, I e 30 da Lei 8.987/95, e é isso que estamos cobrando”, explicou o parlamentar.

 

Imprensa repercute denúncia

A denúncia do deputado estadual Cristiano Silveira ao tribunal de Contas do Estado foi assunto na imprensa. Veja:

✅ Band News FM | Metrô BH: contratação de empresa investigada por corrupção pode entrar na mira do TCE-MG

Rádio Itatiaia | Metrô BH: contratação de empresa investigada por corrupção pode entrar na mira do TCE

✅ Além do Fato | TCE é acionado para apurar contratação suspeita do Metrô BH

✅ Itatiaia | Metrô BH: contratação de empresa investigada por corrupção pode entrar na mira do TCE

✅ Blog do Orion | TCE é acionado para investigar Metrô BH; empresa contesta

Posts Relacionados