Nesta quarta-feira, 8 de novembro, a Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) promove uma Audiência Pública, às 14:00, para debater a retirada de direitos dos moradores e ex-moradores das colônias de hanseníase em Minas Gerais.
A audiência foi solicitada pelo deputado estadual Cristiano Silveira. O evento abordará quatro principais pautas propostas pelo movimento:
- A privatização de instituições públicas de saúde;
- A violações dos direitos dos cidadãos, muitas vezes acompanhados do encerramento de serviços públicos;
- A demora no pagamento de benefícios destinados aos filhos separados de suas famílias, por parte do governo estadual;
- A substituição de profissionais de saúde qualificados por cuidadores, comprometendo a qualidade do atendimento e a segurança dos pacientes.
O deputado estadual Cristiano Silveira, ex-presidente da comissão de direitos humanos, destaca a importância da audiência: “Eu acompanho essa pauta desde 2015, quando iniciei meu primeiro mandato na ALMG e conheci de perto a história dessas famílias segregadas da sociedade e com direitos humanos violados continuamente pelo Estado. A luta deles é uma luta diária que precisa ser pautada e discutida aqui na assembleia.”
O evento permitirá que indivíduos e organizações expressem suas opiniões e preocupações sobre os desafios enfrentados pelas comunidades de hanseníase em Minas Gerais. A reunião conta com representantes da Secretaria Estadual de Saúde de Minas Gerais; Fundação Hospitalar de Minas Gerais (FHEMIG); Defensoria Pública MG; STC (Somos Todos Colônia); Movimento Hanseníase e representantes de outros movimentos sociais.
Data: 08/11, quarta-feira, às 14:00
Local: Auditório José de Alencar
Rua Rodrigues Caldas, 30, Santo Agostinho, Belo Horizonte- MG
Mais informações:
Assessoria de Imprensa
Aline Margotti – (32) 99130-7206