A Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) aprovou nessa quarta-feira (20/09/2023), em primeiro turno, o Projeto de Lei 3.331/2021 do deputado estadual Cristiano Silveira que reconhece a importância econômica e cultural do Mel de Aroeira do Norte de Minas. Um passo importante para garantir ações de fomento, divulgação e proteção à produção desse tipo de mel produzido na região, levando renda e desenvolvimento para a populações local.
Esse reconhecimento possibilita que, por meio de lei, os órgãos responsáveis possam emitir certificações específicas para o mel de aroeira da região. Da mesma forma, a legislação poderá ser base para procedimentos administrativos que busquem a proteção das áreas de cultivo. Essas medidas vão agregar valor ao mel, reforçando também a identidade e as particularidades desse produto.
“É importante ter uma legislação que reconheça essa importância para o nosso estado. O mel de aroeira do Norte de Minas é um produto de alta qualidade, que tem recebido atenção de pesquisadores, tanto para desenvolvimento de produtos alimentícios quanto para o uso medicinal. Atualmente, a região tem mais de 1.400 apicultores, que geram emprego e renda para a população”, explica Cristiano Silveira.