Hoje é 22 maio 2019

Seminário de Segurança Pública em Ibirité discute o combate à violência contra a mulher

ibirite-fhadebatesegurancapublica-cristianosilveira-reginaldolopes-byjeanpiter22

Cristiano Silveira defendeu mudanças no sistema de segurança pública. (Foto: Jean Piter)

Discutir medidas prevenção e combate à violência contra a mulher. Essa foi a pauta do Seminário de Segurança Pública, realizado nessa segunda-feira (25/02/2019), em Ibirité, na Região Metropolitana de Belo Horizonte. O evento foi promovido pela Fundação Helena Antipoff, em parceria com o Conselho Municipal de Segurança Pública (Consep) e contou com a participação de autoridades do Legislativo, Executivo e Judiciário, estudantes e moradores da região.

ibirite-fhadebatesegurancapublica-cristianosilveira-reginaldolopes-byjeanpiter32

Representantes da Polícia Militar participaram do seminário. (Foto: Jean Piter)

O 2º vice-presidente da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG) deputado estadual Cristiano Silveira falou sobre a necessidade de atuar na prevenção. “É preciso investir em educação, com escolas em tempo integral e profissionalizantes, com encaminhamento ao mercado de trabalho. Além disso, é fundamental dar acesso a atividades esportivas, culturais e de lazer. Isso tem que incluir os pais também. A inclusão social é melhor forma de prevenção. Temos que disputar o cidadão antes que ele ingresse no mundo do crime”.

 

O parlamentar lembrou da Lei de Atendimento à Mulher Vítima de Violência, que teve origem de um projeto de sua autoria. “Criamos essa lei para padronizar o atendimento às vítimas em todo o estado. Um acolhimento humanizado em todos os órgãos públicos. Além disso, estamos propondo um auxílio financeiro temporário. Muitas mulheres dependem financeiramente de seus agressores, que são em muitos casos maridos, namorados ou parceiros, o que dificulta o rompimento. A ideia é dar autonomia a essas mulheres, encaminhar para cursos profissionalizantes e para vagas de emprego. Assim vamos reduzir os casos de reincidência”.

 

Proposta de Lei

ibirite-fhadebatesegurancapublica-cristianosilveira-reginaldolopes-byjeanpiter10

Reginaldo Lopes falou sobre seus projetos para a Segurança. (Foto: Jean Piter)

O deputado federal Reginaldo Lopes destacou a importância de unificação das policias. “Temos um sistema ineficiente, onde a maioria dos assassinatos não é sequer investigada. É preciso uma polícia de ciclo completo, que tenha autonomia para fazer a trabalho ostensivo e também o de investigação. Por outro lado, precisamos de uma perícia autônoma e independente, além de um Conselho Nacional de Segurança Pública, com participação do toda a sociedade, para podermos fazer o constante debate sobre o tema. Esse são projetos que estou defendendo em Brasília”.

Posts Relacionados