Hoje é 29 novembro 2021

Resende Costa é oficialmente a capital mineira do artesanato têxtil

whatsapp-image-2021-01-21-at-18-20-49

A cidade de Resende Costa agora é oficialmente a capital mineira do artesanato têxtil. O título foi concedido ao município por meio da lei estadual 23.770/2021, publicada no último dia 06 de janeiro. O projeto que deu origem a essa legislação foi de autoria do deputado estadual Cristiano Silveira, representante do Campo das Vertentes na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

De acordo com Cristiano Silveira, a legislação vai ajudar a dar mais visibilidade ao município. “O título concedido à cidade vai ajudar na divulgação dos produtos, vai valorizar o comércio local e consequentemente atrair mais turistas. Isso vai impulsionar a geração de emprego e renda, fortalecendo a economia e a cultura da região”.

A produção de têxtil feita com o tear manual é uma tradição de mais de um século em Resende Costa. O ofício é passado de geração em geração, sendo parte da identidade do povo resende-costense. O tear, inclusive, é um patrimônio imaterial do município.

A estimativa é de que a cidade tem mais de 80 lojas especializadas que comercializam redes, colchas, toalhas, bolsas, cortinas e várias outras peças. A produção e a venda desses itens geram renda direta e indireta para cerca de 70% da população. Anualmente, milhares de turistas de vários estados visitam Resende Costa para conhecer a cidade e fazer compras.

 

Posts Relacionados