Hoje é 21 novembro 2017

Moradores de Conceição do Mato Dentro fazem denúncias contra mineradora

Gustavo Corrêa (deputado estadual DEM/MG), Durval Ângelo (deputado estadual PT/MG), Cristiano Silveira (deputado estadual PT/MG)

Deputados receberam denúncias dos moradores. (Foto: Guilherme Bergamini / ALMG)

Moradores de Conceição do Mato Dentro, região Central do estado, fizeram denúncias contra a mineradora Anglo American, junto à Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Em audiência pública, realizada nesta quarta-feira (24/05/2017), foram relatados casos de perseguição e intimidação, por parte da empresa, a quem se opõe ao projeto Minas-Rio, que pretende expandir a atividade extrativista no município.

As principais queixas dos moradores são em relação aos impactos ambientais e sociais que a expansão da mineração pode provocar. Eles alegam que a atuação da empresa tem provocado o aumento da poeira, mau cheiro, e contaminação do meio ambiente. Líderes comunitários também disseram estão sendo ameaçados, hostilizados e vigiados por funcionários da Anglo American, por serem contrários ao projeto.

Público

Moradores são contra projeto de expansão da mineradora (Foto: Guilherme Bergamini / ALMG)

Posicionamentos
A empresa aguarda o licenciamento ambiental para inciar a expansão. O Ministério Público Federal questiona a falta de informações claras sobre o projeto aos moradores. O Conselho Municipal do Meio Ambiente da cidade diz que a prefeitura tem sido conivente com as ações da Anglo American. E a Ordem dos Advogados do Brasil (OAB) alega que o Estado tem sido negligente com o caso. A Secretaria de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedpac) defende negociações e indenizações às pessoas atingidas.

Providências
Os deputados Durval Ângelo, que solicitou a audiência, e Cristiano Silveira, presidente da comissão, apresentaram vários requerimentos, que serão votadas na próxima reunião. Eles pedem providências a órgãos do Legislativo, Executivo e Judiciário, para que o problema seja resolvido, da melhor forma para as partes.

Além disso, será às organizações internacionais de direitos humanos um comunicado sobre o ocorrido na cidade, para que o caso seja acompanhado, uma vez que Anglo American é um empresa de capital estrangeiro.

Veja como foi o encerramento da audiência.

Posts Relacionados