Hoje é 21 julho 2019

Igrejas cristãs defendem mineração mais segura em Minas

belo-horizonte-don-walmor-cristiano-silveira-by-jean-piter-15

Cristiano Silveira manifestou apoia à iniciativa das igrejas. (Foto: Jean Piter)

Unir forças, mobilizar a população, e sensibilizar os parlamentares para a aprovação de leis que possam dar mais segurança à atividade da mineração em todo o país. Esse foi o tema da reunião realizada nesta quarta-feira (13/02/2019), no Palácio Cristo Rei, na capital mineira. O encontro, promovido pelo Arcebispo Metropolitano de Belo Horizonte, dom Walmor Oliveira de Azevedo, contou com a participação de deputados estaduais, representantes de igrejas evangélicas e também do Ministério Público.

belo-horizonte-don-walmor-cristiano-silveira-by-jean-piter-26

Representantes das igrejas Católica e evangélicas estiveram na reunião. (Foto: Jean Piter)

Dom Walmor chamou a atenção a atenção para as tragédias ocorridas em Mariana e Brumadinho. “A mineração tem grande importância para a economia de Minas, porém, é preciso adotar novos procedimentos para garantir a seguranças das pessoas e o respeito ao meio ambiente”, destacou. Para isso, ele pediu apoio aos deputados presentes, tanto na mobilização quanto na aprovação dos projetos que estão sendo discutidos na Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG).

belo-horizonte-don-walmor-cristiano-silveira-by-jean-piter-63

Cristiano falou sobre a luta em defesa do meio ambiente. (Foto: Jean Piter)

O 2º vice-presidente da Assembleia, deputado estadual Cristiano Silveira, fez um breve balanço do trabalho realizado à frente da Comissão de Direitos Humanos nos últimos quatro anos. “Discutimos conflitos das mineradoras em Muriaé, Conceição do Mato Dentro, Paracatu, entre outras cidades. Fomos os primeiros a realizar audiência em Mariana após a tragédia e estive no Senado, onde falei que aquela não havia sido a primeira e que não seria a última tragédia, infelizmente”.

belo-horizonte-don-walmor-cristiano-silveira-by-jean-piter-20

Representantes do Ministério Público participaram do encontro. (Foto: Jean Piter)

Cristiano destacou o projeto de sua autoria apresentado na ALMG, que visa por fim às barragens de rejeitos de mineração em Minas. “A proposta prevê que as empresas deverão drenar a água das barragens inativas, retirar e tratar os rejeitos e reflorestar a área, no prazo de um ano. Para as barragens em atividade, o prazo é de dois anos. Assim, as companhias terão que se adequar e adotar uma nova forma mais segura de processamento do minério”, ressaltou.

belo-horizonte-don-walmor-cristiano-silveira-by-jean-piter-93

Cristiano Silveira elogiou a iniciativa de e Dom Walmor. (Foto: Jean Piter)

O parlamentar se colocou a disposição para ajudar na mobilização em prol de uma mineração mais segura. “Vamos dialogar com os deputados federais e senadores para que eles possam aprovar os projetos que estão sendo discutidos no Congresso Nacional. Também vamos promover o debate com os outros setores da sociedade, de forma que tenhamos apoio popular para a aprovação de novas leis que garantam uma atividade minerária sustentável em todo o país”, concluiu.

Posts Relacionados