Hoje é 21 novembro 2017

Governador Fernando Pimentel vai se reunir com representante de ocupações da RMBH

Marina Nobel (militante da Frente Terra e Autonomia), Isabella Gonçalves Miranda (Militante das Brigadas Populares), Michelle Sant´Ana Reis (Militante das Brigadas Populares), Cristiano Silveira (deputado estadual PT/MG)

Cristiano Silveira se reuniu com representantes das ocupações. (Foto: Guilherme Bergamini / ALMG)

O governador Fernando Pimentel vai receber uma comissão de representantes das ocupações urbanas da Região Metropolitana de Belo Horizonte (RMBH), no dia 29 de setembro, às 15 hs. O encontro será no Palácio da Liberdade. A agenda foi marcada atendendo a uma solicitação de movimentos sociais de defesa do direito à moradia. A intermediação foi feita pelos deputados estaduais Cristiano Silveira e Rogério Correia.

Nessa quarta-feira (23/08/2017), dezenas de moradores de ocupações estiveram presentes na reunião da Comissão de Direitos Humanos da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). Eles cobravam a marcação de uma agenda com o governador e disseram que só sairiam do auditório após uma resposta positiva dos deputados. Na ocasião, Cristiano Silveira recebeu as reivindicações e intermediou o acerto do encontro com o governador.

Público

Dezenas de pessoas ocuparam o auditório da ALMG. (Foto: Guilherme Bergamini / ALMG)

“Fiz contato com o nosso primeiro-secretário, deputado Rogério Correia, e falei sobre a reivindicação dos representantes das ocupações. Assim, entramos em contato com o governador Fernando Pimentel e conseguimos agendar um encontro. Vamos trabalhar juntos para que possamos obter avanços nas políticas de habitação em nosso estado”, disse Cristiano Silveira.

Segundo o parlamentar, a bandeira do acesso à moradia é defendida por todos os membros do Partido dos Trabalhadores (PT). “A luta em defesa de políticas públicas de habitação é legítima e muito digna. Estamos sempre acompanhando as negociações entre o Estado e os moradores de ocupações, buscando soluções pacíficas para os conflitos. É uma causa que tem o apoio da bancada do PT aqui na Assembleia e do nosso governador Fernando Pimentel”.

 

Reivindicações
Representantes do Movimento de Luta nos Bairros, Vilas e Favelas (MLB), Brigadas Populares (BP), Frente Terra e Autonomia (FTA) e Luta Popular cobram a regularização das moradias das ocupações na Grande BH. Eles também querem acesso a serviços básicos, como água, esgoto e luz elétrica. Os grupos também reclamam de truculência por parte da Polícia Militar, tanto em ações de despejo quanto na atuação diária nas comunidades.

Público

Moradores apresentaram várias reivindicações durante a reunião. (Foto: Guilherme Bergamini / ALMG)

 

Ação Legislativa
Tramita na ALMG o Projeto de Lei 3562/2016, de autoria do deputado Rogério Correia, que prevê mediação em situações resultantes de conflitos socioambientais e fundiários rurais e urbanos. A proposta já foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça (CCJ) e será analisada em outras comissões. “Vamos nos empenhar para que essa proposição seja aprovada o quanto antes, para que possamos ter instrumentos legais de resolução desses problemas”, explicou Cristiano.

Posts Relacionados