Hoje é 22 setembro 2017

Escola do Legislativo da ALMG recebe grupo de estudos em direitos humanos

almg-escola-do-legislativo-direitos-humanos-cristiano-silveira-by-jean-piter-29

Cristiano Silveira participou da aula inaugural. (Foto: Jean Piter)

Profissionais de diversas áreas e instituições iniciaram nessa terça-feira (22/08/2017) a série de encontros semanais do XVIII Grupo de Formação em Direitos Humanos. A aula inaugural foi realizada na Escola do Legislativo da Assembleia Legislativa de Minas Gerais (ALMG). A turma de 50 alunos vai se reunir semanalmente, durante todo o semestre. A carga horária total será de 40 horas, de estudos e debates sobre a temática, a cultura da paz e a cidadania.


O primeiro encontro contou com a presença do deputado estadual Cristiano Silveira, presidente da Comissão de Direitos Humanos da ALMG. “É muito bom ver uma sala lotada de pessoas interessadas nessa temática, ainda mais num tempo em que vemos crescer a intolerância e o radicalismo. É uma forma de ampliarmos o debate e quebrar vários conceitos equivocados sobre direitos humanos. Estou à disposição para contribuir com essa louvável iniciativa”.

almg-escola-do-legislativo-direitos-humanos-cristiano-silveira-by-jean-piter-25

Turma de 50 alunos teve mais de 300 inscrições. (Foto: Jean Piter)

Quem também participou da aula inicial foi o secretário de Estado de Direitos Humanos, Participação Social e Cidadania (Sedipac), Nilmário Miranda. Ele foi o primeiro a ocupar o cargo de ministro de Direitos Humanos, no governo Lula, e também presidiu a primeira Comissão da temática no Congresso Nacional, quando exerceu mandato de deputado federal. “Me orgulha muito ver que a cada dia mais pessoas estão militando nessa área”.

 

Grupo de Estudos
A formação da nova turma está alinhada ao Plano Nacional de Educação em Direitos Humanos (PNEDH). A iniciativa é fruto de uma parceria entre a Sedpac, a Faculdade de Educação da Universidade do Estado de Minas Gerais (UEMG) e a Escola do Legislativo da ALMG. Os encontros serão realizados até o dia 5 de dezembro. Os participantes receberão certificados de conclusão. A expectativa é de que novas turmas sejam abertas em 2018.

almg-escola-do-legislativo-direitos-humanos-cristiano-silveira-by-jean-piter-7

Servidores da ALMG também participam do curso. (Foto: Jean Piter)

Temática
O curso vai abordar questões teóricas e práticas sobre direitos humanos, passando pelas temáticas de educação, política e cidadania. Serão discutidas questões relativas à defesa dos direitos do adolescente, da juventude, da população em situação de rua, das mulheres, e da pessoa idosa. Também serão feitos debates sobre o combate ao trabalho escravo e ao tráfico de pessoas, o direito à diversidade religiosa, entre outros temas.

Posts Relacionados