O deputado estadual Cristiano Silveira encaminhou requerimento à Comissão de Administração Pública da Assembleia de Minas uma audiência pública para debater a liberação da licença ambiental para a exploração mineral na região da Serra do Curral, cartão postal de Belo Horizonte, localizada entre BH, Nova Lima e Sabará.
“Não vamos recuar. Seguiremos lutando contra esse projeto de destruição do patrimônio mineiro”
Assista o vídeo:
Entenda o caso
O Conselho Estadual de Política Ambiental (COPAM) aprovou na madrugada do último sábado (30/04) um grande projeto de mineração no local . O empreendimento vai destruir o que resta da Serra e afetar a saúde e a qualidade de vida da população. É um projeto considerado de alto impacto ambiental – nível 6 em uma escala que vai até 7.
Uma das iniciativas para garantir a preservação da Serra do Curral é o seu tombamento. O deputado estadual Cristiano Silveira foi relator da PEC 67/2021 para o tombamento estadual. A PEC foi aprovada na Comissão de Constituição e Justiça, no entanto, o projeto não avançou na Assembleia de Minas. O processo de tombamento também está nas mãos do CONEP – Conselho Estadual de Política Ambiental. Está pronto para análise desde 2021, mas também não avança.
Conselheiros, ambientalistas e entidades têm denunciado que o governo Zema age para impedir o tombamento e acelerar a liberação do novo empreendimento de mineração.
Nesta terça-feira (26/04/2022), o deputado Cristiano Silveira apresentou um requerimento para que o COPAM não aprove a liberação da mineração na Serra do Curral, enquanto o CONEP não decidir sobre o tombamento da área.