Hoje é 17 agosto 2022

Cristiano Silveira apresenta balanço do primeiro ano de mandato em Conselheiro Lafaiete

Conselheiro Lafaiete - Cristiano Silveira - by Jean Piter (86)

Deputado falou sobre as principais votações na ALMG em 2015. (Foto: Jean Piter)

Apresentar um balanço do primeiro ano de mantado e discutir as demandas prioritárias da população. Esses foram os pontos principais da reunião realizada pelo deputado estadual Cristiano Silveira, neste sábado (28), na Câmara Municipal de Conselheiro Lafaiete, no Alto Paraopeba. O encontro contou com a presença de prefeitos, vereadores, membros do Partido dos Trabalhadores (PT) e representantes de movimentos sociais e lideranças de várias cidades da região.

 

O deputado lembrou sua trajetória política, de quase 20 ano de militância, e aproveitou o momento para agradecer pela votação que teve na região. Ele explicou que os primeiros meses na Assembleia Legislativa de Minas (ALMG) foram marcados por uma articulação para reorganização do Estado. “Como vice-líder do Governo, tive uma agenda marcada por discussões e de votações de projetos prioritários. Entre eles o que permitiu a criação das secretarias de Direitos Humanos e a de Desenvolvimento Agrário“, destacou.

 

De acordo com o parlamentar, apesar das dificuldades financeiras, o Estado conseguiu vários avanços em 2015. “Aprovamos na Assembleia o pagamento do piso salarial para os professores e conseguimos o reajuste de 30% no repasse do transporte escolar para as prefeituras. Também participamos da criação dos Fóruns Regionais de Governo, que fez o Estado ir até os municípios para ouvir a população. Agora o povo tem vez e tem voz na elaboração das nossas políticas públicas”.

 

 

Direitos Humanos

O deputado também falou sobre o trabalho desenvolvido à frente da Comissão de Direitos Humanos. “É a comissão mais demandada da Assembleia, por conta do amplitude de temas relacionados aos direitos humanos. Durante o ano, mediamos conflitos de terra em ocupações urbanas e agrárias, atuamos na defesa dos povos indígenas, dos quilombolas e das comunidades LGBTs. Também fizemos debates relativos à atuação dos movimentos estudantis e colocamos em pauta os impactos da mineração nas cidades próximas às áreas de exploração”.

 

Conselheiro Lafaiete - Cristiano Silveira - by Jean Piter (80)

Representantes de movimentos sociais marcaram presença no encontro. (Foto: Jean Piter)

 

 

Apoio aos municípios

Cristiano Silveira reafirmou o compromisso de trabalhar em defesa de melhorias para os municípios. “Para 2016, estamos programando uma agenda focada na atenção às cidades do interior. Vamos realizar mais encontros, seminários e debates em todas as regiões para podermos ouvir a população. Queremos conhecer de perto os problemas do dia a dia do nosso povo. Assim, vamos atuar em parceria com os governos estadual e federal para buscarmos respostas efetivas para essas demandas”.

 

Participaram do encontro, membros de vários movimentos sociais da região. Entre eles, lideranças de direitos das mulheres, dos LGBTs, da igualdade racial, dos aposentados, da valorização da cultura local, de estudantes, de produtores rurais, entre outros. Para dar continuidade às discussões inciadas no encontro, o parlamentar sugeriu a realização de um seminário, em Conselheiro Lafaiete, sobre agricultura familiar. Ele também propôs um debate sobre a violência contra jovens negros e pobres. Os eventos deverão ser feitos nos primeiros meses do ano vem.

Posts Relacionados

Comentários estão fechados.