Hoje é 22 setembro 2017

Barreiro poderá ter unidade do Cefet

Belo Horizonte - Point Barreiro - Reginaldo Lopes - by Jean Piter (132)

Estrutura do Point Barreiro foi elogiada pelos parlamentares. (Foto: Jean Piter)

Instalar na região do Barreiro, em Belo Horizonte, uma unidade do Centro Federal de Educação Tecnológica (Cefet) ou do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (Ifet). Essa é a proposta que os deputados Reginaldo Lopes (federal) e Cristiano Silveira (estadual) vão apresentar ao Ministério da Educação (Mec). O projeto conta com apoio de movimentos sociais, associações de moradores e profissionais da área.

 

Na segunda-feira (04/04), um grupo formado por parlamentares e servidores da educação visitou o Polo de Integração (Point Barreiro), no bairro Flávio Marques Lisboa. O diretor da instituição, Luiz Henrique, apresentou a unidade e explicou como funciona as atividades no local. “Recebemos estudantes da rede municipal de Belo Horizonte. Aqui eles participam de diversas oficinas artísticas e esportivas, na parte da manhã e a tarde, por meio do programa da escola integrada”.

 

Belo Horizonte - Point Barreiro - Reginaldo Lopes - by Jean Piter (155)

Flávio Santos aprovou a proposta de implantação de um Cefet no local. (Foto: Jean Piter)

O diretor-geral do Cefet-MG, Flávio Santos, avaliou como positiva a possibilidade de o Point abrigar cursos profissionalizantes na turno da noite. “É uma estrutura muito boa, que tem capacidade para receber centenas de estudantes, sem que sso atrapalhe as atividades que são realizadas na parte da manhã e da tarde. É uma proposta muito boa instalar aqui uma escola federal. Esse projeto conta com meu apoio”.

 

Para Reginaldo Lopes, o principal ponto a ser discutido é em relação ao custeio da escola. “Como já existe a estrutura física, a questão é como manter os cursos, com a contratação de professores e o corpo administrativo. Isso demanda alteração no orçamento. Vamos discutir esse ponto com o Ministério da Educação para avaliar a viabilidade da proposta”.

 

 

Uaitec

Outra proposta defendida pelos parlamentares é a da instalação de um polo da Universidade Aberta Integrada de Minas Gerais (Uaitec) no Point Barreiro. A proposta já foi apresentada ao Governo do Estado. “O local tem uma estrutura capaz de abrir uma escola federal e também uma unidade de educação a distância. Com isso, os jovens da região terão mais oportunidades e mais opções para fazer um curso profissionalizante”, defende o deputado Cristiano Silveira.

 

 

Polo de Integração

Belo Horizonte - Point Barreiro - Reginaldo Lopes - by Jean Piter (85)

Unidade recebe atividades da escola integrada da rede municipal de BH. (Foto: Jean Piter)

Inaugurado em 2012, o Point Barreiro fica na Praça da Febem. O espaço possui uma área de 45 mil metros quadrados, com prédios, campo de futebol, quadras, estacionamento e área verde. A unidade abriga salas multiuso, estúdio de rádio, cineteatro e biblioteca.

Posts Relacionados