Hoje é 6 maio 2021

Alfenas avança na inclusão com inauguração do Centro Municipal do Autista

CENTRO-MUNICIPAL-AUTISMO-ALFENAS-CRISTIANO-SILVEIRA

Unidade vai oferecer atendimento de várias especialidades aos autistas. (Foto: Reprodução)

Oferecer atendimento de várias especialidades às pessoas com transtorno do espectro autista. Esse é o principal objetivo do Centro Municipal do Autista, que foi inaugurado nesta segunda-feira (05/4/2021) em Alfenas, no Sul de Minas. A cerimônia foi transmitida ao vido pelas redes sociais e contou com a participação de pais, educadores, profissionais da saúde, autoridades municipais, do prefeito Luizinho e do deputado estadual Cristiano Silveira.

A unidade vai funcionar ao lado da unidade de saúde PSF Vila Betânia. No espaço, os autistas terão atendimento com médicos, pedagogos, educadores e com vários outros profissionais gratuitamente. Os pais e responsáveis vão receber orientações sobre cuidados, direitos e como acessar os serviços oferecidos pelo Poder Público. O centro também vai promover o cadastro das pessoas com autismo e emitir carteiras de identificação.

O deputado estadual Cristiano Silveira destinou R$ 100 mil para o Centro do Autista. De acordo com o prefeito Luizinho, parte desse recurso deverá ser aplicada em cursos de capacitação para os profissionais da saúde, educação e assistência social, além de pais, familiares e demais interessados.

CENTRO-MUNICIPAL-AUTISMO-ALFENAS-LUIZINHO

Prefeito Luizinho agradeceu o apoio do deputado Cristiano Silveira. (Foto: Reprodução)

“Vamos fazer a formação e a capacitação dos nossos profissionais para que a gente possa oferecer o melhor atendimento possível aos autista e seus familiares. Agradeço ao deputado Cristiano Silveiro por nos apoiar nessa causa”, destacou o prefeito Luizinho.

 

Referência
A representante dos familiares dos autistas, Talita Barbosa, falou sobre as dificuldades enfrentadas para buscar o devido atendimento. Para ela, o centro municipal é um grande avanço, pois centraliza todos os serviços e se torna um local de referência e orientação.

CENTRO-MUNICIPAL-AUTISMO-ALFENAS

Centro Municipal do Autismo vai oferecer atendimento de várias especialidades. (Foto: Prefeitura de Alfenas / Divulgação)

“Tenho um filho de oito anos que tem o transtorno de espectro autista, ele já faz o acompanhamento. E a gente fica muito feliz de ver que o município tem essa preocupação em nos atender. Acredito que esse projeto vai ser muito importante para nós, que precisamos desse apoio. Sabendo que a gente pode contar com a prefeitura a gente fica muito feliz”, disse Talita.

“Nós no Brasil ainda precisamos trabalhar muito essa questão do autismo para romper os preconceitos. Parabenizo o prefeito Luizinho e toda sua equipe pelo trabalho. É um prazer participar desse projeto destinando R$ 100 mil para ajudar no funcionamento da unidade. No mês do autismo, a entrega desse equipamento tem grande significado. Alfenas é uma referência para nós em inclusão”, ressaltou o deputado Cristiano Silveira.

 

Legislação
A vereadora Tani Rose disse que cidade terá em breve uma lei municipal para regulamentar o atendimento aos autistas e fazer com que o serviço seja permanente. “Nosso município vem caminhando a passos largos para a inclusão. Para fortalecer essa luta, essa causa, é importante que a gente faça a lei. Estamos terminando de elaborar um projeto de lei, com apoio de muitas pessoas, para que fique registrado todos os direitos ao atendimento, para que essas pessoas tenham mais qualidade de vida”.

cristiano-silveira-almg

Cristiano Silveira é um defensor da causa dos autistas em Minas. (Foto: Clarissa Barçante / ALMG)

O deputado Cristiano Silveira elogiou a iniciativa da vereadora Tani Rose. Ele também falou o projeto de autoria dele, que pretende criar o Sistema Estadual de Atendimento Integrado à Pessoa com Transtornos do Espectro Autista e Minas Gerais. “Nossa ideia é que a gente possa ter um sistema para oferecer todos os serviços de saúde, educação e assistência social, de forma integrada, para todas as pessoas com autismo. Estamos trabalhando para que essa proposta se torne lei o quanto antes”.

 

Atendimento Prioritário
Cristiano Silveira é autor da lei que garante atendimento prioritário às pessoas com autismo em estabelecimentos públicos e privados. A norma já está em vigor desde o fim de 2019 e prevê a instalação de placas com o símbolo do autismo para informar sobre a prioridade no atendimento.

 

Cidade Educadora
Na cerimônia de inauguração, o representante da Secretaria Municipal de Educação, Matheus Paccini, destacou a importância da unidade. “Mais que um espaço físico, é um ambiente potencializador de conscientização da causa. Para as pessoas terem atenção e para fazermos de Alfenas uma cidade educadora, uma cidade igualitária”.

“Quando chegamos a prefeitura, tínhamos 16 profissionais de apoio na educação, hoje são mais de 200. O Estado está discutindo a possibilidade de ter esses profissionais, nós estamos trabalhando para ter um por sala de aula. Precisamos de mais tratamento personalizado e individualizado atender as pessoas com TEA”, completou o prefeito Luizinho.

O Centro Municipal do Autismo vai fazer a articulação com o Estado, para oferecer informações aos familiares e encaminhar para tratamentos, além de promover campanhas de conscientização.

Posts Relacionados